Proposta Pedagógica



   Nossa Proposta Pedagógica assume um tipo de educação que visa fazer o estudante crescer integralmente em todos os aspectos, fazendo da observação e da curiosidade um caminho que leva à aprendizagem, onde a Escola e a Família são um binômio responsável pelo desenvolvimento harmonioso do Educando.
   Capacita o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca.
   Desenvolve atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características biopsicosociais do educando.
   Compreende a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
   Posiciona-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações em grupo, utilizando o diálogo como forma de medir conflitos e de tomar decisões coletivas.
   Conhece e valoriza a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como o de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
   Desenvolve o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania.
   Utiliza as diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir as produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
   Sabe utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
   Questiona a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
   Nosso Corpo Docente é composto de profissionais que estão sempre se reciclando, qualificando através de cursos de especialização, pesquisas, palestras, seminários e congressos. Têm a visão ampla de sua importância na vida do educando, compartilhando com os mesmos valores que ficarão marcados na vida de cada aluno, através do compromisso ético, intelectual e pensamento crítico.
   Em nosso Projeto Pedagógico, a Família tem um papel fundamental. Por isso, a escola prima pela participação da Família no processo de aprendizagem, criando uma relação amigável, participativa e de confiança mútua.
   Todos os Setores da Escola devem interagir e trabalhar em função do ALUNO, para quem devem ser voltadas todas as atenções, sendo que todos, desde os auxiliares até o Diretor são EDUCADORES, não devendo perder a oportunidade de educar, nas circunstâncias necessárias, com carinho e respeito ao discente.